Main Menu

Conheça a Fema

noticia enfermagem

Alunos realizam minicurso em escola de Assis

 

Os alunos do 5º ano de Enfermagem foram convidados a realizar um minicurso sobre retorno seguro às aulas no Colégio Rui Barbosa Anglo Xereta de Assis. Ao todo, participaram cerca de 60 funcionários

 

 

 

 

Os alunos do 5º ano do curso de Enfermagem, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), realizaram no dia 6 de outubro de 2020 um minicurso de formação e capacitação com funcionários e professores do Colégio Rui Barbosa Anglo Xereta de Assis sobre retorno seguro às aulas presenciais. A mesma turma já havia participado de um projeto semelhante em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, em que funcionários da limpeza e alimentação escolar foram instruídos sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e demais protocolos de segurança sobre retorno seguro às aulas das escolas municipais.

 

Foi através do trabalho realizado pelos alunos em parceria com a Prefeitura de Assis que Viviane Lameu Ribeiro, professora do 5º ano de Enfermagem da FEMA e coordenadora pedagógica do Colégio Xereta, entrou em contato com a coordenadora do curso de Enfermagem, a professora mestra Fernanda Cenci Queiroz, para que os alunos realizassem um minicurso com os funcionários e professores da escola, o que Fernanda prontamente atendeu.

 

De acordo com Viviane, o minicurso foi ministrado em dois períodos, de manhã e à noite. Na parte da manhã, a palestra teve como foco os funcionários da escola, como os da recepção, da secretaria e da limpeza em geral, ao todo participaram 10 funcionários. Já no período noturno, os alunos tiraram dúvidas e questões sobre a Covid-19 e deram mais informações sobre segurança e saúde aos professores e auxiliares pedagógicos do colégio, que somaram mais de 40 presentes.

 

Todas as palestras e falas feitas pelos alunos foram muito bem avaliadas por aqueles que estavam presentes. Para Viviane, um dos reflexos mais positivos de todo o trabalho foi que trouxe muita segurança ao que a gestão da escola já estava colocando em prática no retorno seguro. “Esse é o aluno FEMA, é o aluno que participa das necessidades e das demandas da comunidade em geral. Eu acho que a universidade tem que estar aberta para fora e sei que isso faz parte da missão que as universidades têm com suas comunidades e a FEMA tem cumprido, concretamente, com essa missão, ela não está com as portas fechadas, ela está com as portas bem abertas e está formando alunos atuantes, pró-ativos, pesquisadores, críticos e isso me deixa muito feliz, satisfeita e realizada em fazer parte dessa instituição”, comenta a professora Viviane.

 

O Colégio Anglo Xereta de Assis retornou às aulas presenciais, gradualmente, na quarta-feira, dia 21 de outubro, com todas as turmas, do Jardim I até o Cursinho Pré-Vestibular, porém o número máximo de alunos é até 35% de cada turma. Viviane explica que foi feita uma pesquisa com os pais dos estudantes e foi identificado que havia interesse no retorno proporcional à possibilidade desse atendimento presencial, nessa primeira fase de transição, “então nós acolhemos essa solicitação e, já que acolhemos, fizemos com seriedade, com responsabilidade e a prova disso é essa parceria estabelecida com a FEMA”, finaliza.

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Back to top